As siglas PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são conhecidas por estarem relacionadas a dois dos principais benefícios pagos pelo governo para os trabalhadores: abono salarial e seguro desemprego. A primeira sigla corresponde ao programa responsável pelos pagamentos dos privilégios de empregados do viés privado, ao passo que a segunda representa a organização encarregada pelo abono dos trabalhadores associados a empresas públicas. Mas neste artigo iremos falar diretamente sobre o PIS e sobre como consultar PIS online, confira!
Conteúdo do Artigo
Quem tem Direito?
Para ter direito aos benefícios garantidos pela inscrição no PIS/PASEP, o indivíduo deve atender a alguns pré-requisitos. Os principais são:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há cinco anos, no mínimo (o trabalhador não precisa necessariamente ter sido empregado durante todo esse período, mas carece que o registro tenha essa idade);
- Ter sido informado no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), relatório exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego aos empregadores.
Além desses dois pré-requisitos necessários tanto para o recebimento do abono salarial, quanto para o embolso do seguro desemprego, o trabalhador terá direito ao abono apenas:
- Caso ele tenha trabalhado por, no mínimo, trinta dias no ano anterior e;
- Tenha recebido uma remuneração mensal igual ou inferior ao valor de dois salários mínimos (considera-se o valor do salário mínimo do ano em que foi executado o trabalho).
Já para que o indivíduo receba o benefício do seguro desemprego:
- Ele deve ter sido demitido sem justa causa;
- Ter tido suas tarefas interrompidas por paralisação do trabalhador ou ter sido impedido de exercer seu trabalho por algum órgão superior a ele.
Consulta Número do PIS
Das formas de se consultar o número de inscrição do PIS/PASEP, pode-se citar as quatro principais:
- Pela carteira de trabalho/cartão cidadão: o número do PIS/PASEP costuma estar impresso na carteira de trabalho nas primeiras páginas. Caso a carteira tenha sido extraviada ou furtada, ainda resta a possibilidade de verificar o número de inscrição pelo cartão cidadão, caso a pessoa o tenha; o número fica impresso na frente do cartão, logo abaixo do nome do titular;
- Pela internet: para consultas feitas pela internet, as mesmas devem ser realizadas pelo sítio eletrônico do CNIS-INSS (dataprev.gov.br). Após acessar o site, basta abrir a aba “Menu”, encontrar a opção “Filiado” e também a abrir. A página carregará um formulário, que deve ser preenchido com os dados pessoais. As informações obrigatórias requeridas são: nome do titular, número de identidade, CPF, nome da mãe e data de nascimento. Os demais dados que o formulário pede, não são de preenchimento obrigatório. Feito isto, a página carregará o número de inscrição do registrado;
- Pelo telefone: para realizar a consulta pelo telefone, pode-se telefonar, gratuitamente, para as centrais de atendimento oferecidas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Quem é inscrito no PIS deve contatar o número 0800 726 0207, enquanto os inscritos no PASEP devem telefonar para 0800 729 0001. Ambas centrais funcionam apenas em horários e dias comerciais;
- Pessoalmente: consultas também podem ser realizadas nas agências bancárias. Os possuidores da inscrição do PIS devem se dirigir às agências da Caixa, ao passo que quem tem o número de cadastro do PASEP deve se direcionar às agências do Banco do Brasil. Para que a consulta seja feita, a pessoa deve possuir consigo o CPF e a carteira de identidade.
✓ Veja como funciona o PIS Inativo para quem deseja sacar o benefício
Consultar PIS Online
Consultar PIS online é muito fácil, basta baixar o app Caixa trabalhador no seu celular e consultar a o saldo do seu benefício
- Acesse a página oficial do aplicativo nesse link;
- Em seguida, utilize o link de download para acessar a loja de aplicativos de seu dispositivo, para instalar o app oficial;
- Após o mesmo ter carregado, realizar o cadastro da senha, que requisita o número de inscrição do PIS/PASEP, a senha do cartão cidadão e uma senha eletrônica, de sua preferência, para ser cadastrada.
- Após isto, resta fazer login na página, com o número de inscrição e a senha eletrônica, para que todos os dados sejam liberados.