Como Fazer Cartão Cidadão – O governo com os programas sociais sempre está procurando formas e meios de aprimorar as ferramentas de acesso aos benefícios vinculados a Caixa Econômica Federal, o qual os trabalhadores possuem direito para que facilite ainda mais a nossa vida, e amplie as formas de consulta e acesso aos programas. Entre as informações disponibilizadas abaixo você pode conferir Como Fazer Cartão Cidadão.
Pensando em flexibilidade e segurança na hora de realizar qualquer saque à benefícios vinculados a caixa, a mesma implantou em seu sistema o cartão cidadão para que nos desse acesso seguro nas transações bancárias referente ao saque e consulta dos benefícios sociais e previdenciários.
O cartão cidadão nada mais é do que um cartão magnético emitido exclusivamente pela a Caixa, com o objetivo de consultar e facilitar o acesso a informações como:
- FGTS;
- PIS 2024;
- Seguro Desemprego;
- E todos os outros benefícios recorrentes ao Governo.
Através deste cartão magnético, fornecido pela Caixa Econômica Federal, é possível acessar informações sobre programa sociais do Governo, entre eles Fundo de Garantia – FGTS, Abono Salarial e mais.
Conteúdo do Artigo
Quem tem direito ao Cartão Cidadão?
O cartão cidadão é destinado as pessoas que recebem:
- FGTS Provisionado;
- Rendimentos do PIS;
- Abono Salarial.
É possível com esse cartão que você consulte as parcelas do seu Seguro Desemprego.
A intensão do Cartão Cidadão é trazer segurança aos trabalhadores que recebem benefícios sociais. No caso daqueles que possuem conta na Caixa Econômica Federal, o benefício é debitado diretamente em conta corrente.
Como solicitar o cartão cidadão?
Para solicitar basta:
- Entrar em contato com a central de atendimento Caixa através do 0800 726 0207 ou;
- Comparecer em qualquer agência da Caixa, necessariamente não precisa ser a agência que tenha vinculo, e fazer a solicitação do mesmo.
Ao receber o cartão será necessário efetuar o desbloqueio e será preciso realizar o cadastramento da senha que pode ser feito em qualquer agência Caixa ou nas casas lotéricas. Ao solicitar deverá fornecer e confirmar seus dados pessoais, sendo importante que tenha em mãos o número do seu NIS para que o atendimento seja mais rápido.
Documentos Necessários para o Cartão Cidadão
Para solicitar o cartão o indivíduo deve ser cadastrado no PASEP ou PIS, deve possuir:
- O NIS que é o número de inscrição social;
- Além disso é preciso ter endereço e dados cadastrais atualizados perante a Caixa Econômica Federal.
No entanto se você já é participante de algum programa de transferência de renda do governo, como o bolsa família, o seu cartão é automaticamente emitido pois todos os benefícios do governo são sacados através do cartão cidadão.
Benefícios em Obter o Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão possui alguns benefícios, entre eles:
- Sacar dinheiro, realizar saques e verificar saldos dos seus benefícios sociais;
- Receber diversos benefícios em qualquer agência Caixa Econômica Federal;
- Consultar saldos e extratos, assim como sacar benefícios como o abono salários e outros rendimentos previdenciários;
- Consultar calendário de pagamentos de benefícios, como o Seguro Desemprego.
Senha Cartão Cidadão
Depois de ter recebido o Cartão Cidadão, será preciso cadastrar a senha para utiliza-lo. A mesma deve ser uma senha pessoal que você não esqueça, pois em todas operações será este cartão e senha que você usará.
O cadastro da senha poderá ser feito diretamente em:
- Uma agência da Caixa Econômica Federal;
- Nos caixas eletrônicos;
- Ou então se você preferir, em uma casa lotérica.
Esse procedimento é muito simples de ser realizado.
Se você não quiser se dirigir a uma agência da Caixa, é possível cadastrar a senha Cartão Cidadão pelo seguinte telefone: 0800 726 0207. Na opção de cadastro o trabalhador deverá informar os dados solicitados e pronto.
No momento do cadastro da senha, a mesma deverá conter seis dígitos. Recomenda-se que esta senha não seja passada para nenhuma outra pessoa.
Para realizar o cadastramento da senha será necessário que o trabalhador esteja com seu cartão em mãos e ainda um documento de identificação com foto
Desbloquear Cartão Cidadão
O desbloqueio do cartão cidadão acontece da mesma maneira que o cadastramento da senha. Você pode optar por desbloquear em uma agência da Caixa ou então ligar para o número 0800 726 0207 e solicitar a opção “desbloqueio do Cartão Cidadão”.
Segunda Via Cartão Cidadão
Caso você tenha perdido o seu Cartão Cidadão, é possível realizar a segunda via do mesmo. Este procedimento pode ser feito pela central de atendimento da Caixa.
- Ligue para o telefone 0800 726 0207 e;
- Solicite a segunda via do cartão.
Ou, se você preferir pode solicitar em uma das agências presenciais da Caixa Econômica Federal.
Para isso, será necessário que você tenha em mãos o seu RG e CPF.
Quanto tempo leva para o recebimento do cartão?
O cartão cidadão solicitado será enviado ao endereço cadastrado e confirmado no ato da solicitação da aquisição do mesmo, o cartão é emitido gratuitamente pela a Caixa Econômica Federal.
Após feita a sua solicitação o seu cartão será enviado dentro do prazo de 15 dias úteis após a data de solicitação, caso esse prazo passe e o mesmo não chegue em sua residência entre em contato com a Caixa através do 0800 726 0206.
É extremamente importante que faça a solicitação do cartão, pois vale ressaltar a segurança que o mesmo permite ao uso. Lembrando que como qualquer outro documento seu, o documento é de uso pessoal e intransferível. Ou seja, somente você sendo o beneficiado pode fazer qualquer solicitação ou consulta do mesmo.
Caso seu cartão tenha sido extraviado, furtado ou roubado deve contatar imediatamente a Caixa Econômica Federal e informar o ocorrido para que a emitente possa tomar as devidas providencias de cancelamento e solicitado de um novo cartão.
O Cartão lhe permitirá mais acesso a realização de consulta a determinados benefícios como:
- FGTS;
- PIS;
- Bolsa Família;
- Seguro desemprego;
- Dentro também dos benefícios previdenciários.
Consulta Cartão Cidadão
É possível realizar a consulta do cartão pelo site oficial da Caixa. Dessa forma, você pode ter acesso a diversas informações. Veja como consultar abaixo:
- Entre no site da Caixa Econômica Federal por aqui: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS;
- Informe os dados necessários, como número NIS (PIS/PASEP) e senha.
- Caso não possua senha clique em “Cadastrar Senha”;
- Selecione a caixa “não sou um robô”;
- Por fim, clique em “OK”.