Muitos não devem conhecer – principalmente quem não tem acesso aos benefícios sociais, mas o Cartão Cidadão é um documento que simplifica o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas concedido pelo Governo Federal. Com o Cartão Cidadão 2024, o contribuinte pode utilizar para recebimento de valores em qualquer instituição financeira conveniada pela Caixa Econômica Federal, em qualquer cidade brasileira. Então, quer conhecer um pouco mais sobre o Cartão Cidadão? Leia o artigo abaixo.
Conteúdo do Artigo
Conheça o Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão é um documento destinado ao saque de benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal. A Caixa Econômica Federal é a responsável pela emissão, distribuição e gerenciamento desse cartão.
Todos os postos de atendimento de agências bancárias da Caixa estão aptos a aceitar o documento, sendo o mesmo utilizado para:
- Consulta de Calendário PIS;
- Emissão de extrato;
- Saques.
No caso de beneficiários do Governo que já possuam conta corrente na Caixa, não há necessidade de possuir o cartão cidadão, pois o valor do benefício é debitado diretamente.
Quem tem Direito
Segundo a Caixa Econômica Federal, quem determina o cidadã que tem direito ao Cartão Cidadão 2024 é o Ministério do Trabalho.
Ou seja, quem recebe o cartão são os trabalhadores registrados em carteira, como:
- Trabalhadores que tem rendimento do PIS;
- Quem recebe o Abono Salarial;
- Quem possui FGTS provisionado;
- Trabalhadores que recebem parcelas do Seguro Desemprego.
Como Fazer Cartão Cidadão
Existem várias formas de solicitar o Cartão Cidadão 2024, seja presencialmente ou por meio do telefone. Embora pareça complicado, o processo consiste em poucas etapas.
- O Cartão Cidadão pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal espalhada em território brasileiro ou também pelo telefone 0800-726-0207.
- Para o atendimento, é necessário que o contribuinte tenha em mãos documentos pessoais e a sequência numérica do NIS.
- Após a solicitação, o Cartão Cidadão será remetido para residência do beneficiário, ou também pode ser retirado pessoalmente numa agência mais próxima.
- Com o Cartão Cidadão em mãos, é necessário realizar o cadastramento da senha para poder receber os valores dos benefícios.
- A senha do Cartão Cidadão deve ser cadastrada numa lotérica ou numa agência da Caixa. Na ocasião, o beneficiário deve previamente realizar a impressão do termo de responsabilidade e leva-lo. O documento pode ser baixado no site oficial da Caixa e deve ser assinado na frente do atendimento da agência ou lotérica.
Documentos Necessários
O Cartão Cidadão é um serviço destinado a todos os cidadãos que recebem benefícios sociais do Governo Federal, como abono salarial, seguro Desemprego, rendimento do PIS ou FGTS. Para fazer esse cartão, o contribuinte deve ter alguns documentos. São eles:
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Passaporte;
- Carteira Funcional.
Esses são apenas alguns documentos solicitados. O ideal é que, caso tenha dúvida sobre isso, ligue para central de atendimento da Caixa, que atende pelo número 0800 726 0207.
Consulta Saldo Cartão Cidadão 2024
Para simplificar o cotidiano dos usuários do Cartão Cidadão 2020, a Caixa Econômica Federal possibilita a consulta ao saldo do cartão pela internet. Para tanto, basta apenas que tenha alguns documentos em mãos.
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo endereço eletrônico: acessoseguro.sso.caixa.gov.br.
- No formulário de login, preencha as seguintes informações:
- CPF, NIS ou E-mail;
- Senha.
- Após o preenchimento, clique em ‘Não sou um robô’ e, em seguida, em ‘Acessar’.
Como Recuperar Senha
A recuperação da senha do Cartão Cidadão deve ser feita numa das agências da Caixa Econômica Federal mais próxima de sua residência. Diferente da solicitação da primeira senha, o ato de recuperar não pode ser feito por meio da internet ou telefone, apenas presencialmente.
Ao dirigir-se até uma agência bancária para recuperação da senha do cartão cidadão 2024, o beneficiário deve possuir alguns documentos pessoais, como:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Cartão cidadão e;
- Número do NIS.
Na ocasião, a recuperação da senha pode ser solicitada no balcão de atendimento.
Como Tirar 2 Via Cartão Cidadão
Caso tenha perdido o Cartão Cidadão, o beneficiário poderá realizar a solicitação da segunda via por meio da central de atendimento da Caixa: 0800 726 0207. A ligação é inteiramente gratuita e é preciso que esteja com alguns dados em mãos, como:
- Número do NIS;
- CPF e;
- RG.