Você sabia que pode consultar o saldo do Fundo de Garantia direto no seu celular, sem precisar ir até uma Agência da Caixa Econômica Federal? Através do Aplicativo FGTS, o trabalhador pode consultar o valor do fundo de garantia diretamente na tela do seu celular com apenas alguns cliques. E o melhor: o aplicativo pode ser baixado gratuitamente no portal da Caixa Econômica Federal, ou através das lojas de aplicativo das principais plataformas móveis.
Conteúdo do Artigo
Para que serve o Aplicativo FGTS Caixa?
Através do aplicativo do Fundo de Garantia Caixa, você poderá consultar sobre o seu benefício gratuitamente direto da tela do seu celular. Veja alguns serviços que podem ser acessados:
- O saldo das contas do fundo de Garantia;
- A data de pagamento do Calendário FGTS;
- Quais os pontos de saque do fundo de garantia mais próximos;
- Pode também atualizar o seu endereço cadastrado na CEF;
- E muito mais!
Como Baixar o Aplicativo FGTS
Para baixar o aplicativo do Fundo de Garantia no seu celular:
- Visite a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel e busque por FGTS.
- É necessário ter uma conexão com a internet para fazer o download e instalar o aplicativo da Caixa.
Existem vários aplicativos com o nome de FGTS. Porém, recomendamos apenas o download do aplicativo desenvolvido pela “Caixa Econômica Federal”, que é mais seguro, e evita o uso indevido de seus dados.
Como Acessar o Aplicativo FGTS
Após o download do aplicativo, é necessário informar seus dados para poder realizar a consulta do fundo de garantia. O primeiro passo é:
- Aceitar o contrato do aplicativo.
- Basta ler as cláusulas do contrato, e clicar em “aceitar”, na parte inferior da tela do seu dispositivo.
- Em seguida, é necessário informar o seu número do NIS e o número da senha da internet.
O número do NIS é o número presente no seu Cartão Cidadão, na sua CTPS, e em alguns modelos de Carteira de identidade, também referido como PIS/PASEP. O segundo número é a Senha da Internet. Essa senha é a mesma usada para a consulta do saldo do Fundo de Garantia no portal do cidadão Caixa.
Caso você nunca tenha usado esse serviço, é possível cadastrar uma nova senha, clicando no botão “primeiro acesso”, na parte inferior da tela. Serão solicitados alguns dados pessoais para cadastrar a sua senha, como:
- Nome da mãe;
- Nome do Pai;
- Local de Nascimento;
- RG;
- CPF;
- Entre outros.
Após confirmar os dados no aplicativo, você poderá cadastrar a sua senha. E consultar o saldo do seu fundo de garantia.
Consultar o Saldo do PIS no Celular
Após seguir todos os passos descritos até aqui, você poderá consultar tranquilamente o saldo do fundo de garantia. O saldo será apresentado dividido pelas contas do FGTS de cada emprego.
Vale lembrar que o Governo federal anunciou em dezembro de 2016 que vai liberar o saldo das contas do Fundo de garantia para saque para contas que estão inativas desde 31 de dezembro de 2015. Portanto, contas que não receberam depósito desde 2015 podem ter o saldo sacado integralmente, de acordo com as datas de liberação do calendário FGTS.
Vale a pena sacar o saldo do Fundo de Garantia?
O saldo do fundo de garantia é uma aplicação compulsória criada na década de 1970, com rendimento anual de cerca de 3%. É a aplicação com rendimento mais baixo, menor que a da poupança, que rende até 6% ao ano.
Portanto, quem tiver direito a sacar o saldo do Fundo de Garantia, vale a pena retirar o valor e colocar na poupança, pagar dívidas, ou colocar em qualquer tipo d aplicação financeira com algum rendimento anual.
Maravilhoso